Michele Daiana: Bloqueio Criativo, quem nunca?

Bloqueio Criativo, quem nunca?


Eu nunca soube direto o que era Bloqueio Criativo, sempre fui uma pessoa criativa até demais. Nos tempos de escola as professoras sempre se surpreendiam com as minhas redações, eu estava sempre criando histórias e a minha cabeça não parava. Comecei a desenhar muito cedo, antes mesmo de aprender a escrever. Meus pais diziam que desde a 1º vez que peguei um lápis eu já sai desenhando. Criava quadrinhos, histórias  e personagens com uma facilidade inacreditável. Então por volta dos 10 anos, eu fui deixando os desenhos de lado, e as histórias que antes eu relatava através dos desenhos, passaram a se tornar longos textos. Foi então que eu descobri a paixão pela escrita, fui deixando de desenhar e acredito que hoje não sei nem mais desenhar uma nuvem! Escrever sempre foi minha paixão. Eram as redações que sempre me salvavam em provas e vestibulares! 

Bom, mais acredito que não há escritor, designer ou qualquer outro profissional de criação que não tenha passado por isso: BLOQUEIO CRIATIVO! Confesso que são raras as vezes que passo por isso. Na verdade eu sofro mais com o excesso de idéias, e não saber como coloca-las no papel. Tudo vira uma grande confusão na minha cabeça, até que me irrito e parto para outra. Já tive grandes idéias, mas de que vale ter grandes idéias se você não sabe como expressa-las?


Eu por enquanto não trabalho em nenhuma areá de criação. Estudo Designer e escrevo, mas nunca trabalhei no ramo. E acredito que passar por bloqueios na hora de desenvolver um trabalho deve ser a pior sensação para um profissional! Bom, o motivo de eu estar escrevendo sobre isso, é que me encontro COMPLETAMENTE BLOQUEADA! Sabe quando você inicia alguma coisa e para num ponto de onde você não consegue sair, as idéias simplesmente desaparecem e o melhor que você faz é deixar de lado aquilo e desistir. Mas desistir não é legal e não é sempre que você irá poder fazer isso, muitas vezes você é obrigado a concluir aquilo. Mas e ai, o que fazer???


Pesquisei algumas dicas de como lidar com bloqueio criativo, espero que gostem e que ajudem vocês em algumas destas fases (de merda!).

  • Em 1º lugar precisamos saber de onde este bloqueio pode estar vindo. Muitas vezes não é só a falta de tempo que te impede de criar. Saúde, stress, preocupações, falta de conhecimento e medo de não conseguir passar a idéias certas podem ser um dos motivos. Procure saber o motivo e trabalhe em cima dele, se for falta de conhecimento sobre o assunto, pesquise, caso seja saúde, procure cuidar mais dela e relaxar. Saber de onde tudo isso esta vindo já é um grande passo para se livrar deste bloqueio!


  • Pesquise muito, busque inspiração. Leia sobre o assunto que você está tentando escrever/desenhar. Busque imagens, websites e o maior numero de inspiração possível e  anotando qualquer ideia que você tiver, para depois você selecionar as mais importantes. 


  • E o melhor também é tornar o ambiente ao seu redor o melhor possível. Eu por exemplo desligo as luzes do meu quarto, deixo apenas a do abajur e coloca minhas musicas favoritas. Ai vai de você o lugar que você prefere. O negócio e se sentir confortável! As vezes isso não é possível, se tratando do local de trabalho por exemplo ai você não vai desligar a luz e colocar uma musiquinha divertida, o minimo que você vai conseguir é ser demitido e seu bloqueio será em pagar as contas! 


  • Empacou e nada te faz ir para frente?! Então o melhor que você faz é seguir em frente! Não estou falando para desistir e sim para fazer outras tarefas, como em provas entende? Quando você deixa as questões mais difíceis por ultimo! 


E se você fizer tudo isso e nada trazer a sua criatividade de volta, talvez seja o caso de fazer promessa, rezar, cruzar os braços e esperar "ela" decidir voltar ou procurar um psicologo gente (brincadeirinha ou não).



3 comentários:

  1. Sabe que eu to com bloqueio também? Já fui bem mais criativa ):
    beijos!
    /Marcela
    http://tendenciadolescente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Nossa eu tô passando por um momento desses, eu tô tentando escrever um livro com uma amiga minha, mais a minha cabeça tá uma confução, pra falar a verdade eu tenho muiiitas idéias pra uma parte, mais a outra tá totalmente em branco. Não sai nada!

    Será que vc pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Lola! Eu não sofro muito de bloqueio criativo, e sim de excesso de idéias o que é bem complicado também, porque a gente se sente bem confusa e nunca sabe exatamente por onde começar! Acho que o melhor para se fazer é ler! Para mim funciona muito bem, ler textos inspiradores sempre me incentivaram a escrever mais e mais! Acho que antes da gente querer ser um bom escritor a gente precisa ser um leitor!

      Beijoos! :)

      Excluir

Obrigada por deixar seu comentário, sua opinião é muito importante para mim ♥