Michele Daiana: Os dez mandamentos do escritor

Os dez mandamentos do escritor



Desde criança, eu sempre gostei de escrever. Mas antes de tentar ser uma escritora, eu sou uma leitora. Acho que ser escritor é uma das profissões que a gente nasce sabendo. Se você não sabe escrever belas frases, na minha opinião, você nunca vai aprender. Não sei se eu tenho este dom, só sei que gosto, e sinto prazer por isso. É como cantar, se você não tem uma voz bonita, nada irá te ensinar a ter. Você pode melhorar a sua escrita, com milhares de teorias, mas ter o dom do verso mesmo, bem poucos tem. E talvez seja por isso que poucos conseguem se firmar nesta profissão. Decidi compartilhar estas dicas que encontrei no site da Veja, para todos aqueles, que como eu, amam escrever!
1. Ainda na infância, assegure-se de ler um monte de livros. Passe mais tempo fazendo isso do que qualquer outra coisa.
2. Quando adulto, tente ler seu próprio trabalho como um estranho o leria, ou melhor ainda, como um inimigo o leria.
3. Não romantize sua “vocação”. Ou você consegue escrever boas frases ou não consegue. Não existe nada parecido com uma “vida de escritor”. A única coisa importante é o que você deixa na página.
4. Evite seus pontos fracos. Mas faça isso sem dizer a si mesmo que aquilo que é incapaz de fazer não merece ser feito. Não mascare sua insegurança com o ressentimento.
5. Deixe um espaço de tempo decente entre escrever e editar o que escreveu.
6. Evite panelinhas, grupos, gangues. A presença de uma multidão não tornará seu texto melhor do que é.
7. Trabalhe num computador desconectado da internet.
8. Proteja o tempo e o espaço em que escreve. Mantenha todo mundo do lado de fora, mesmo as pessoas que são mais importantes para você.
9. Não confunda honrarias com realização.
10. Diga a verdade através de qualquer véu que esteja à mão – mas diga. Conforme-se com a tristeza de uma vida inteira que advém do fato de nunca estar satisfeito.

Escrito pela escritora inglesa Zadie Smith para o "Guardian".  Retirado do Blog Todoprosa do site da revista Veja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por deixar seu comentário, sua opinião é muito importante para mim ♥